Pêssankas - A Arte Ucraniana de Decorar Ovos resgata uma história milenar que vei para o Brasil, no final do século XIX, pelas mãos dos imigrantes ucranianos. O livro mostra a origem da pêssanka, os principais significados de sua simbologia e o meticuloso e refinado trabalho de artesãs e artesãos paranaenses. O jornalista autor do livro foi à Ucrânia, no coração da terra das pêssankas, para enriquecer a sua pesquisa. Além disso, mostra a origem da pêssanka, os principais significados de sua simbologia e o processo de aculturação.
Com duas edições simultâneas, em português e inglês, este é o primeiro livro que retrata a pêssanka criada em comunidades ucranianas existentes fora de seu país de origem. "As famílias de imigrantes ucranianos e descendentes, no Paraná, praticando e aperfeiçoando a arte, por mais de um século, em especial na Páscoa, ajudaram de maneira decisiva a preservar esta magnífica tradição cultural e possibilitar o renascimento da pêssanka na própria Ucrânia", explica o autor.
No coração da Ucrânia
Para retratar com mais fidelidade esta história, Sganzerla esteve na Ucrânia. Visitou Kiev, Lviv e o coração da terra das pêssankas, Kolomyia (província de Ivano-Frankivsk), Ucrânia Ocidental. Foi apenas nesta região dos montes Cárpatos que a pêssanka sobreviveu aos 70 anos do regime comunista soviético, que tentou aniquilá-la. Ali foi fundado o Museu de Pêssankas, que reconstituiu todos os estilos regionais da Ucrânia e guarda o maior acervo de ovos decorados do mundo. Pêssanka revela de maneira inédita, através de amplo registro fotográfico de Diego Singh, a beleza da arte e as técnicas de três gerações de artesãs e artesãos paranaenses. Foi pelas mãos deles que os ovos de Páscoa ucranianos, como são mais conhecidos, difundiram-se pelo mundo inteiro, nos últimos trinta anos. Cód. Produto: 6
|